Institucional

O Movimento Integrado de Saúde Comunitária do Distrito Federal - MISMEC-DF - é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão contribuir para a contrução de res solidária que promovam o fortalecimento da cidadania ativa e autonomia de pessoas e comunidades.

Esta instituição, a partir da sua experiência com metodologias para promoção da saúde integral, desenvolveu o Marco Referencial Desenvolimento Comunitário Centrado na Saúde - DCCS, entendendo saúde de maneira integral, como promoção da resiliência, em nível individual e comunitário e estimulando o voluntariado e ação coletiva para o bem comum. Este Marco Referencial se sustenta por meio de três estratégias:
1) Promoção da resiliência pessoal e comunitária;
2) Formação de Redes Solidárias e;
3) Apoio a projetos gerados por Grupos de Ação Voluntária, oriundos da prática transformadora dos sujeitos empoderados pela formação e ação em tecnologias sociais.

Criado em 2002, esta instituição vem desenvolvendo a Terapia Comunitária Integrativa no DF, em outros estados brasileiros e em outros países, como Moçambique, França e Alemanha. Nesses nove anos de existência desenvolveu inúmeras atividades, entre as quais:

1. Está formando a 20º turma de terapeutas comunitários, capacitou 860 pessoas para desenvolver essa metodologia. Realizou nesse período cerca de 19.680 rodas de TCI em todas as Regiões Administrativas do Distrito Federal, totalizando uma média de 393.000 atendimentos. Acompanha sistematicamente os 44 grpos de TCI em funcionamento nas várias Regiões Administrativas do Distrito Federal.

2. Participou da Implantação da TCI no Programa de Saúde da Familia do Ministério da Saúde em 2008/2010 como parceiro da Rede de Pólos Formadores de Terapia Comunitária, coordenada pela ABRATECOM (Associação Brasileira de Terapia Comunitária).

3. Participou do Programa Jovem de Expressão, no período de 2007 a 2010, em parceria com a Caixa Seguro e Grupo Cultura Azulim.

4. Participou do Projeto Cerrado em Pauta, em parceria com a UnB, PNUD e Ministério do Meio Ambiente.

5. Realizou o projeto Arte e Cidadania, em parceria com a Rede de Artesanato e Cultura Popular PARANOARTE. Este projeto atuou em 20 grupos de artesanato em dez Regiões Administrativas do Distrito Federal.

6. Vem contribuindo para a implantação de Pólos Formadores de TCI em outros estados brasileiros, através de apoio pedagócico e realização da primeira turma de terapeutas comunitários.

(Inscrição no CNPJ: 05.066.416/0001-26 Movimento Integrado de Saúde Comunitária do DF)