CURSO BÁSICO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS



Inscrições abertas para o I Curso Básico de Mediação, que será ofertado pelo MISMECDF em parceria como o VIDA E JUVENTUDE. O curso está previsto para começar no dia 09/08/14 e pretende capacitar os interessados na resolução de conflitos por meio de técnicas de mediação com enfoque na harmonização efetiva de partes em conflito. Outro objetivo é capacitar agentes para melhor atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Histórico do Curso:

O Centro Popular de Formação da Juventude (Vida e Juventude), em parceria com a Comissão Brasileira Justiça e Paz – CBJP/CNBB, desenvolveu uma metodologia própria com a participação dos profissionais Prof. Dr. Marcelo Rezende Guimarães, doutor em Educação para a Paz pela UFRS, e Prof. Msc. Daniel Seidel, mestre em Ciência Política pela UnB e professor da Especialização em Psicodrama do Centro de Psicodrama de Brasília.

O “Vida e Juventude”, por meio de sua equipe técnica, publicou o livro: “Mediação de Conflitos: a solução de muitos problemas pode estar em suas mãos” e um vídeo com o mesmo título para facilitar ações de formação com vistas ao desenvolvimento de uma cultura de paz e não violência ativa.

A mediação de conflitos é uma técnica que ajuda as pessoas a resolverem os conflitos de forma não violenta. Promove a justiça de modo mais rápido e menos formal, educando para a cultura de paz. A Mediação é necessária quando as partes em conflito perdem a capacidade de resolver diretamente seus conflitos por meio da negociação. Cria condições objetivas de igualdade para que ocorra uma interação humana construtiva na busca de uma solução que atenda a ambas as partes envolvidas.



1.FACILITADORES:

- Juliana Nunes Mesquita da Silva, Psicóloga formada pela Universidade Católica de Brasília e Terapeuta Sexual pelo Centro Integrado de Psicologia e Sexologia. Iniciou atuação com Mediação de Conflitos em 2009 no projeto de extensão pe
la Universidade Católica de Brasília atuando com a Polícia Militar do Distrito Federal. Atualmente trabalha no Programa de Proteção ligado ao Governo Federal, e atua como facilitadora dos cursos de mediação de conflitos em todo Brasil.

- Cícero Fernando Barbosa da Silva, Consultor na área de Recursos Humanos e Reestruturações Organizacionais, Terapeuta Comunitário, Mediador de Conflitos associado ao Centro Popular de Formação da Juventude – Vida e Juventude. Atua também como formador na área de mediação de conflitos, comunicação não violenta e cultura de paz, bem como na capacitação de lideranças comunitárias. Desenvolve atendimento por meio de Roda de Terapia Comunitária com mulheres vítimas de violência atendidas pela Casa Santo André de Taguatinga Norte/DF.



- NOVIDADES PARA O CURSO BÁSICO DE MEDIAÇÃO DIA 09 E 10 DE AGOSTO - TEREMOS A PRESENÇA DO FACILITADOR DANIEL SEIDEL. Ele é assessor e fundador do Vida e Juventude, ajudou na sistematização do curso, utilizando no curso de mediação o Psicodrama Pedagógico.

UM POUCO SOBRE DANIEL SEIDEL:

Foi o primeiro secretário nacional da Pastoral da Juventude do Brasil junto ao Setor Juventude da CNBB (1990/93);
Casado com Jussara Seidel, e pai de Isabela (13 anos) e Júlia (10 anos);
Mestre em Ciência Política pela UnB - Universidade de Brasília;
Membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz da CNBB - Nacional (foi secretário executivo da CBJP na conquista da Lei da Ficha Limpa, Lei 9840 contra a Corrupção Eleitoral);
Servidor de carreira do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios;
Professor (Mestre) da Universidade Católica de Brasília (licenciado)  Psicodramatista e professor na pós-graduação em Psicodrama (Interpsi/Universidade Católica de Goiás);
Foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) do Governo do Distrito Federal (GDF) (Coordenando as Políticas de Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional no GDF) até abril de 2014.
  
Para efetivar a inscrição é necessário entrar em contato com: Franco Moreno nos telefones:
(61) 3347-8563 / (61) 9651-2782 (VIVO)
Ou pelo e-mail: mismecdf.secretaria@gmail.com

Paz e Bem para Você!

Da Família MISMECDF



0 comentários:

Postar um comentário