E FOI ASSIM.....Curso de Introdução ao Dragon Dreaming no MISMECDF - 2014 AGOSTO



Dragon Dreaming é um sistema integrado e um método completo para a realização de projetos criativos, colaborativos e sustentáveis.
A consciência dos desafios globais da sociedade e o sonho de um mundo de paz são o que nos move. Aqui o crescimento pessoal de cada indivíduo, a educação da comunidade e a responsabilidade ativa para com a nossa terra são os valores centrais.
O Dragon Dreaming é para sonhadores e pragmáticos, para os guerreiros e esperançosos, para os otimistas e idealistas, filósofos e amantes da natureza. Para os buscadores espirituais que sonham em criar a consciência de conexão com toda a vida, que querem viver em cooperação e na responsabilidade por uma transformação saudável e pacífica.
Este sistema integrado de elaboração e gestão de projetos começou a se materializar no Brasil em 2010, com um time pioneiro que teve contato com o método fora do país e que sonhou, planejou, realizou e celebrou a vinda de John Croft e Ita Gabert em 2011 para que compartilhassem suas vivências. A partir desta semente, e no decorrer de 2012 constituíram-se grupos nos Estados de Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais,  Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Dragon Dreaming é aberto e qualquer pessoa pode utilizar livremente os materiais e técnicas. Produzir, compartilhar e integrar experiências é sempre bem-vindo e iniciativas comunitárias, de associações, academia, empresas e governo podem e devem se reforçar. O único requisito realmente importante é que se respeite integral e conjuntamente os princípios éticos de crescimento pessoal, formação de comunidades de apoio e serviço à Terra, tais quais explicados neste site.
IDEALIZADOR DA METODOLOGIA
John Croft atua há 38 anos como consultor internacional, especialista em empreendimentos e projetos sustentáveis, liderança e desenvolvimento organizacional, planejamento humano e biogeografia, dentro do novo paradigma da “ecologia profunda”. Professor universitário e facilitador no campo das Comunidades de Desenvolvimento Econômico Ecologicamente Sustentável, é um dos desenvolvedores do sistema integrado de elaboração e gestão de projetos Dragon Dreaming, que através de seu trabalho e de colaboradores tem sido propagado por cinco continentes. Trabalhou na área de desenvolvimento comunitário e educação na Europa, Austrália e Sudeste Asiático, dentre outros. John já lecionou em diversas universidades e atuou em projetos de formação de comunidades e ações ambientais com ONGs, governo, academia e empresas. É co-fundador da Fundação Gaia, uma organização baseada nos princípios de crescimento pessoal, construção de comunidades e serviço ao planeta Terra.
*Juliherme Piffer (Xaba) - FACILITADOR

O CURSO FOI REALIZADO EM PARCERIA COM O MISMECDF

SONHOS:


METODOLOGIA:

A metodologia do Dragon Dreaming possui raízes profundas em sólidos conhecimentos que vêm sendo estudados e praticados por agentes de transformação ao redor do mundo. Uma sábia combinação de saberes que se apresentam em auxílio à esta intensa fase de transição, entendida por nós como o momento da Grande Virada.

Muitas partes desta estrutura metodológica estão prontas e consolidadas, servindo de base para muitas transformações, e uma das riqueza do Dragon Dreaming está justamente em sua abertura à co-criação, ou seja, a tessitura coletiva de almas afins, que através de suas práticas e estudos, fortalecem esta grande comunidade em rede.
 Opragmatismo, advindos das ciências da administração e da economia, e a subjetividade, ligados à intuição e aos saberes que emergem da busca pela reconexão do homem com a natureza, se mesclam criativamente, reverenciando a bela integralidade do Ser Humano e do Planeta Terra.
A estrutura metodológica possui 120 processos, que aqui podem ser sintetizados da seguinte forma:
      - A estruturação da busca individual por teorias que embasem o sonho
      - O fortalecimento da confiança individual na busca por congregar outras pessoas ao sonho
      - A transformação do sonho individual em um sonho coletivo
     - A interação com o mundo através da prática
     - A sábia elaboração das respostas do mundo
     - O fortalecimento do projeto e dos indivíduos envolvidos
Um projeto construído com base no Dragon Dreaming possui em si a força intencional de fortalecer a Jornada de cada um dos indivíduos envolvidos. É nesta liberdade agregadora, que novos formatos de gestão e organização social estão sendo elaboradas e testadas por aqueles que compreendem que tanto a individualidade quanto a comunidade são bens a serem preservados com igual intensidade.
Espiritualidade, consciência, negociações ganha-ganha, comunicação compassiva permeiam esta nova forma de organização e nos convida a uma nova forma de pensar, nos convida à prática de novos hábitos de comunicação onde a diversão e o aprendizado sejam constantemente cultivados.
O principal convite desta metodologia é: “O que este sonho precisa ter para que seja 100% seu ?
Com esta pergunta mantemos acesa a chama que sustenta as seguintes fases: Planejamento, Realização e claro... Celebração das conquistas e aprendizados!
Cabe a você fazer seu sonho acontecer, cabe a cada um de nós à dedicação por uma nova forma de aprendizado, o amor é a motivação que nos mantém unidos e o desejo de fazer deste momento histórico uma Grande Virada é o que nos mantém íntegros.
    "As pessoas dizem que o que todos nós estamos buscando é um sentido para a vida. Eu não acho que isso é o que nós estamos realmente buscando. Acho que o que estamos realmente procurando é uma experiência de estarmos vivos, de modo que nossas experiências de vida em um plano puramente físico terão ressonâncias dentro de nossa realidade e de nosso ser mais profundo, de modo que realmente possamos sentir o êxtase de estarmos vivos.” Joseph Campbell.

MAPA:


TURMA:



APLICAÇÕES:

Por mais que se trate de uma metodologia completa em si, com início, meio e fim, muitas são as possibilidades de aplicação considerando partes da metodologia Dragon Dreaming, tais como:
- Planejamento colaborativo
- Organização de reuniões lúdicas e eficazes
- Engajamento coletivo na realização de projetos
- Fortalecimento da equipe de trabalho (Chamada no DD de Equipe dos Sonhos)
- Aprimoramento de habilidades interpessoais de comunicação
- Fortalecimento de projetos individuais paralelamente ao fortalecimento de projetos coletivos
- Monitoramento colaborativo de projetos
- Atuação em rede e criação coletiva de conteúdo
- Criação de uma cultura colaborativa, de aprendizagem e melhoria contínua
- Resolução de conflitos e cultura de feedback
- Desenho coletivo de projetos, estratégias e programas pilotos
FONTE: http://www.dragondreamingbr.org/portal/index.php/dragon-dreaming.html
https://www.youtube.com/watch?v=sh4hMnWkBWw
- FACILITADOR - CONTATOS:
Juliherme Piffer (Xaba) 
E-mail: xaba@riseup.net
Contato: (61)8178-4778 TIM
Skype: xabaom
Estado: Distrito Federal / Espírito Santo
Cidade: Brasília / Vitória
Formação: Mestre, Bacharel e Licenciado em Física / Técnico em Informática / Técnico em Automação Industrial


0 comentários:

Postar um comentário