terça-feira, 8 de março de 2016

DIA 08 DE MARÇO - DATA DE ANIVERSARIO DO MISMECDF



MOVIMENTO INTEGRADO DE SAÚDE COMUNITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL - MISMECDF
 
 
QUEM SOMOS

O MISMECDF é uma instituição não governamental criada em 2002

MISSÃO

Contribuir para a construção de redes solidárias que promovam o fortalecimento da cidadania ativa e autonomia de pessoas e comunidades.

VISÃO

Ser uma instituição sustentável, atuando em parceria com a sociedade civil e o poder público na construção de redes solidárias, visando a inclusão social, resiliência e cidadania ativa.

O MISMECDF vem desenvolvendo a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) no Distrito Federal, outros estados brasileiros e em alguns países, como Moçambique, França e Alemanha.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1. Capacitou mais de 1.200 pessoas para desenvolver essa metodologia no DF.

 2. Participou da Implantação da TCI no Programa de Saúde da Família do Ministério da Saúde em 2008/2010 como parceiro da Rede de Pólos Formadores de Terapia Comunitária, coordenada pela ABRATECOM (Associação Brasileira de Terapia Comunitária).

3. Participou do Programa Jovem de Expressão, no período de 2007 a 2010, em parceria com a Caixa Seguros e Grupo Cultural Azulim.

4. Realizou o Projeto Arte e Cidadania, em parceria com a ONG Paranoarte. Este Projeto atuou em 20 grupos de artesanato em dez Regiões Administrativas do Distrito Federal.

5. Contribui para a implantação de Pólos Formadores de TCI em outros estados brasileiros, através de apoio pedagógico e realização da primeira turma de terapeutas comunitários.

MARCO REFERENCIAL

O MISMECDF a partir da sua experiência com metodologias para promoção da saúde integral desenvolveu o Marco Referencial  Desenvolvimento Comunitário Centrado na Saúde Integral - DCCSI, entendendo saúde de maneira integral, como promoção da resiliência, a nível individual e estimulando estilos de vida saudáveis para todas as classes sociais e faixas etárias. O DCCSI se sustenta por meio de três estratégias:

  • a) Promoção da resiliência pessoal e comunitária
  • b) Formação de Redes Solidárias 
  • c) Apoio a projetos gerados por Grupos de Ação Voluntária, que nascem do processo de formação de pessoas em tecnologias sociais exclusivas da instituição.

A Saúde Integral Comunitária é uma conquista das pessoas que individualmente ou em grupo, são empoderadas para buscar soluções sustentáveis para seus problemas e alcançar a qualidade de vida.

O DCCS incorpora também um componente de apoio à construção participativa de projetos de desenvolvimento comunitário onde os usuários que passam pelo processo de fortalecimento de vínculos solidários, são estimulados a elaborarem propostas de ação de desenvolvimento local.

O MISMEC-DF realiza:

  • Formação em Terapia Comunitária Integrativa

A Terapia Comunitária e suas ações complementares incentiva a corresponsabilidade na busca de novas alternativas e promove mudanças fundamentadas em três atitudes básicas: acolhimento, formação de vínculos e fortalecimento das pessoas. Parte do princípio de que a vida em grupo depende do que é comum, das linguagens, dos costumes, a maneira de viver e os métodos de enfrentamento dos problemas e resgate dos valores culturais

  • Workshop Cuidando do Cuidador – Técnicas de resgate da autoestima

·         O Cuidando do Cuidador é um trabalho vivencial pautado em técnicas de resgate da autoestima, que objetiva: reacender as potencialidades positivas; estimular a autotransformação pessoal; favorecer a harmonia dos grupos; propiciar o crescimento, a alegria e o prazer das atividades desenvolvidas.

 
  • Mediação de Conflitos
 
TERAPIA COMUNITÁRIA NA ESCOLA

      A partir de parcerias estabelecidas com as escolas a equipe MISMECDF realiza rodas de TCI
 

TERAPIA COMUNITÁRIA COM FAMÍLIAS

      Espaço de crescimento e troca de experiências, onde famílias e comunidade fortalecem os vínculos, e resgatam a auto-estima através da fala e da escuta.


TERAPIA COMUNITÁRIA COM JOVENS
         Atividade que oferece aos jovens a possibilidade de falarem sobre suas inquietações, anseios, sonhos, dúvidas favorecendo o despertar da autoestima, o fortalecimento dos vínculos, a formação de redes solidárias da juventude e o despertar do pensamento crítico acerca da realidade em que vivem.
 
 
CINEMA E EXPRESSÃO

·         Oportunizar ampliação do acesso à cultura.

      Usando recursos da Terapia Comunitária a atividade favorece um espaço onde os jovens possam, em grupo, refletir e discutir sobre diversos temas que possibilitem o despertar da solidariedade e do pensamento crítico.

 
PROJETO SEXUALIDADE

 
      Possibilitar aos jovens um espaço para a construção de uma vida sexual saudável, por meio da reflexão, discussão e troca de experiências.

      Reforçar a autoestima para que eles tomem decisões mais seguras e saudáveis;

      Promover discussões sobre a prevenção das DSTs e da AIDS.

 

ENCONTROS TEMÁTICOS

      Encontros que têm por objetivo ampliar os conhecimentos, atitudes e práticas positivas em relação a diversos temas, como meio ambiente, cultura, cidadania, violência, drogas, dentre outros.

 

OFERECEMOS CURSO TEÓRICO/VIVENCIAL E PRÁTICO de CAPACITAÇÃO TODOS OS ANOS À PARTIR DO PRIMEIRO TRIMESTRE, NO FORMATO MODULAR.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário