WORKSHOP
“CUIDANDO DO CUIDADOR”
(técnicas de resgate da autoestima)
“Todo sofrimento é uma construção humana,
compreender que cada um de nós detém a chave do seu sucesso e do seu fracasso é
um passo importante para livrarmos de um sentimento de impotência diante de
acontecimentos produtores de sofrimentos. A autoestima é a chave que nos
possibilita sair dessas situações, aparentemente sem soluções. Quando passamos
a acreditar em nós, somos conduzidos à felicidade”. (manual do Cuidando
Cuidador)
O Movimento Integrado de Saúde Comunitária - MISMEC-DF
oferece a proposta do workshop CUIDANDO DO CUIDADOR - RESGATE DA AUTOESTIMA
para terapeutas comunitários, empresas, entidades associativas, profissionais
ou a quem se interessar por um trabalho de autoconhecimento e resgate da
autoestima.
OBJETIVO
• Capacitar agentes multiplicadores das áreas da saúde, saúde mental, educação, sociais, das artes, lideranças comunitárias e religiosas para atuarem nas suas comunidades e instituições, na perspectiva do reforço da autoestima, pela valorização do autoconhecimento como recurso de transformação pessoal e social.
• Capacitar agentes multiplicadores das áreas da saúde, saúde mental, educação, sociais, das artes, lideranças comunitárias e religiosas para atuarem nas suas comunidades e instituições, na perspectiva do reforço da autoestima, pela valorização do autoconhecimento como recurso de transformação pessoal e social.
• Promover a saúde e a qualidade emocional dos cuidadores;
articular o potencial humano e cultural com o conhecimento técnico-científico
possibilitando a ampliação do campo de intervenção. Cuidar de quem cuida para
cuidar melhor.
A QUEM SE DESTINA?
A todos os cuidadores – Cuidador é
aquele que cuida de alguém, seja de um familiar, de um amigo, de uma
comunidade, de uma rede de saúde, de crianças em rede de educação, Terapeutas
comunitários, profissionais da área de saúde, psicólogos, psiquiatras,
enfermeiros, assistentes sociais, educadores, lideranças comunitárias,
religiosos e cuidadores.
O ato de cuidar requer imaginar, pensar, meditar, prever e
programar todas as suas tarefas. Quem se cuida, pode cuidar melhor do outro.
Aquele que nunca foi bem cuidado - ou não se cuida, poderá ter maior
dificuldade em encontrar a melhor maneira de cuidar do outro.
BENEFÍCIOS
Baseada na afirmação de que o corpo vive, registra, reage e revela a história individual, a leitura corporal relaciona a forma e funcionalidade do corpo, os traços fisionômicos, as posturas, as sensações e os sintomas físicos aos conteúdos mentais e às particularidades comportamentais e estabelece um paralelo entre a linguagem do corpo, o estado de saúde, as disfunções orgânicas e autoconhecimento. A experiência vivida e sentida não é esquecida, fica registrada nas nossas células.
Baseada na afirmação de que o corpo vive, registra, reage e revela a história individual, a leitura corporal relaciona a forma e funcionalidade do corpo, os traços fisionômicos, as posturas, as sensações e os sintomas físicos aos conteúdos mentais e às particularidades comportamentais e estabelece um paralelo entre a linguagem do corpo, o estado de saúde, as disfunções orgânicas e autoconhecimento. A experiência vivida e sentida não é esquecida, fica registrada nas nossas células.
Nosso trabalho envolve uma parte teórica e outra prática, com
exercícios vivenciais-psicocorporais que podem permitir aos cuidadores
participantes sentir seus próprios sentimentos, olhar para si, expressar seus
sentimentos e emoções;
• Parar, pensar, refletir e decidir a
sua postura profissional de cuidador;
• Libertar-se de posturas - como fuga, resistência, tendência a culpar o outro pelos seus insucessos;
• Sentir-se merecedor de viver com saúde e qualidade de vida;
• Melhorar a criatividade, a produtividade, os relacionamentos interpessoais e desenvolver a coerência interna e externa entre suas crenças e suas práticas;
• Melhora a relação interpessoal e profissional dentro das instituições;
• Aumentar, sobretudo, a autoestima.
• Libertar-se de posturas - como fuga, resistência, tendência a culpar o outro pelos seus insucessos;
• Sentir-se merecedor de viver com saúde e qualidade de vida;
• Melhorar a criatividade, a produtividade, os relacionamentos interpessoais e desenvolver a coerência interna e externa entre suas crenças e suas práticas;
• Melhora a relação interpessoal e profissional dentro das instituições;
• Aumentar, sobretudo, a autoestima.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
• Refletindo os seis pilares da autoestima;
• Trabalhando o estresse e tensões;
• Trabalhando o centramento corpo/mente;
• Trabalhando as preocupações da mente;
• Trabalhando a raiva e o perdão;
• Resgatando a criança interior;
• Trabalhando a integração do masculino com o feminino;
• Grupos de discussão e reflexão.
• Refletindo os seis pilares da autoestima;
• Trabalhando o estresse e tensões;
• Trabalhando o centramento corpo/mente;
• Trabalhando as preocupações da mente;
• Trabalhando a raiva e o perdão;
• Resgatando a criança interior;
• Trabalhando a integração do masculino com o feminino;
• Grupos de discussão e reflexão.
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