sexta-feira, 2 de setembro de 2016

CAPACITAÇÃO EM TERAPIA COMUNITÁRIAINTEGRATIVA - TCI - NOV 2016

 
"PRINCÍPIOS, CONCEITOS E METODOLOGIA DA TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA:
A Terapia Comunitária é um espaço de promoção de encontros interpessoais e inter comunitários, objetivando a valorização das histórias de vida dos participantes, o resgate da identidade, a restauração da auto-estima e da confiança em si, a ampliação da percepção dos problemas e possibilidades de resolução a partir das competências locais. Tem como base de sustentação o estímulo para a construção de vínculos solidários e promoção de vida.
Esta forma de trabalho permite que se avance do modelo centrado na patologia ao modelo da promoção da saúde, das redes de solidariedade e da inclusão social.
A Terapia Comunitária não se define como um processo psicoterapêutico, mas, sim, como um ato terapêutico de grupo que pode ser realizado com qualquer número de pessoas e de qualquer nível socioeconômico. É uma prática de intervenção simples, mas não simplista, requerendo uma capacitação. Ela é dirigida por facilitadores, devidamente treinados, sem nenhuma exigência de formação acadêmica anterior.
A intervenção se dá nas diversas redes que compõem o sistema de relações humanas, incluindo a família, os vizinhos, os amigos e a coletividade para apoiar os indivíduos e as famílias mais vulneráveis da comunidade que estão vivendo uma situação de crise.
No campo da sua intervenção, o terapeuta comunitário tenta articular a dimensão biológica, social e política dos problemas. Ele tem, como ponto de partida, uma situação- problema (alcoolismo, insônia...), apresentada por alguém da comunidade e escolhida pelo grupo. É a partir dessa situação que a equipe terapêutica passa a estimular e favorecer o crescimento do indivíduo e das pessoas mais próximas a ele, para adquirir um maior grau de autonomia, consciência e co-responsabilidade. Tudo isso acontece através de um processo de questionamentos em todos os níveis: biológico, psicológico, social e político. Nós nos apoiamos na competência dos indivíduos e das famílias e, jamais, nas carências que são prerrogativas dos especialistas". Adalberto Barreto - TERAPIA COMUNITÁRIA - PASSO A PASSO

 
Ficha de Pré Inscrição. Após o seu preenchimento será encaminhado para o e-mail da(o) interessada(o) uma ficha de entrevista.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário