segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

SES/DF qualifica servidores para atendimento em polos de Terapia Comunitária


SES/DF qualifica servidores para atendimento em polos de Terapia Comunitária  


A 1ª turma de Terapeutas Comunitários do Distrito Federal, qualificada pela Secretaria de Saúde (SES/DF), conclui o curso de formação no início do próximo mês. São 49 servidores que participam de capacitação para dar continuidade aos atendimentos nos 23 pólos de Terapia Comunitária (TC) espalhados pelo Distrito Federal.
A capacitação visa colaborar com a manutenção das técnicas e a possibilidade de maior produção de pesquisa na área. Os profissionais irão concluir o curso de Terapia Comunitária com carga horária de 360h, com a chancela do Movimento Integrado de Saúde Comunitária do Distrito Federal – MISMEC-DF.
A SES/DF já conta com 23 pólos de TC nas regionais de Ceilândia, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Park Way, Gama, Guará, Varjão, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, Sobradinho, Asa Sul, Taguatinga, Santa Maria e no Instituto de Saúde Mental no Riacho Fundo I. Todos esses locais contam com um ou mais pólos de TC que tiram os consultórios de um lugar comum para o encontro da comunidade.
Além de tratar das doenças do corpo, a Terapia Comunitária busca tratar das doenças do corpo e da alma. Depressão, ansiedade, angústia, solidão... Cada um tem o seu motivo para participar. Algumas dessas pessoas são indicadas pelos médicos para participarem dos grupos, mas o acesso é livre para o público em geral, basta procurar um dos polos das regionais (tabela).
Segundo o coordenador Alexandre Staerke, os encontros acontecem em rodadas semanais ou quinzenais com grupos de até 20 pessoas. Primeiro as regras são estabelecidas para deixar o participante à vontade, sem críticas, sem opiniões, apenas uma troca de experiências. Os temas são determinados pelo próprio grupo com o desafio de não interferir nas decisões dos participantes e sim fazer com que ele tenha mais perguntas e menos certezas na hora de tomar decisões. “Coisas que não se falam adoecem a alma e para falar é preciso perceber que outras pessoas também passaram por isso”, acrescentou Staerke.
Você pode encontrar um grupo de Terapia Comunitária nas unidades abaixo: 

Regional
UNIDADES
 
Ceilândia
CAPS – AD em Ceilândia
 
 
 
Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo e Park Way
CSCAND 01
 
 
Gama
CSG 01
 
CSG 02
 
Guará
CSGu 01
 
CSGu 02
 
CAPS - AD do Guará
 
Norte
CSB 13
 
CS Varjão
 
Paranoá
CSPa 01
 
Planaltina
UNIDADE DE SAÚDE MENTAL / CAPS II - Planaltina
 
 
Recanto das Emas
Clínica da Família  02 - Qd 308
 
Samambaia
CSSAM 02 - NASF
 
 
CAPS - AD de Samambaia
 
 
Sobradinho
CSS 03
 
CAPS - AD de Sobradinho
 
 
Asa Sul
HMIB
 
 
CAPS III AD - RODOVIÁRIA
 
 
Taguatinga
CST 02
 
CST 07
 
Unidade Mista de Taguatinga
 
Santa Maria
CAPS - AD de Santa Maria
 
ISM
Instituto de Saúde Mental
 
 
 
Por Luana Lemes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61)3348-2547/2539 e 9862-9226


fonte: http://www.saude.df.gov.br/noticias/item/4564-ses-df-qualifica-servidores-para-atendimento-em-polos-de-terapia-comunit%C3%A1ria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário