segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

CONVITE - FORMATURA XVII TURMA DE TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA DA SECRETARIA DA SAÚDE DO DF



Senhor (a),
Sabe-se que servidores que trabalham em atendimento direto ao público são colocados diante de situações diversificadas de sofrimento humano – do físico ao psíquico. Àqueles que são comprometidos com sua atuação e o desejo de melhorar a qualidade de vida dos usuários dedicam-se com afinco e se sensibilizam com o sofrimento; alguns adoecem ou sofrem quando não encontram instrumentos que maximizem a eficácia de sua atuação.
Pensando na Atenção Primária e nos serviços especializados que envolvem muitas vezes atividades continuadas e com intuito de instrumentalizar e maximizar a saúde e reduzir o adoecimento comunitário tem-se que a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal possui uma trajetória pioneira e é referência nacional na implantação e implementação das Práticas Integrativas de Saúde (PIS).
Tais Práticas Integrativas são coordenadas pela Gerência de Práticas Integrativas em Saúde - GERPIS que, há mais de vinte anos, vem desenvolvendo com excelência atividades de atenção à saúde, ensino e pesquisa, com destaque para a ACUPUNTURA, ANTROPOSOFIA, HOMEOPATIA, FITOTERAPIA, AUTOMASSAGEM, SHANTALA, MEDITAÇÃO, LIAN GONG EM 18 TERAPIAS, TAI CHI CHUAN, ARTETERAPIA, YOGA, MUSICOTERAPIA, TERAPIA COMUNITÁRIA, DANÇA SENIOR E REIKI. 
Esta Gerência dentre suas diversas atribuições objetiva capacitar e contribuir com a manutenção da qualidade destas práticas; promover espaços para discussões institucionais para construção de uma inserção adequada delas nos serviços pré-existentes; respeitar as necessidades e possibilidades dos pontos de atenção e promover uma parceria produtiva para uma prática efetiva e, portanto, maximizar a produção de serviços que sirvam a Universalidade e Integralidade.
Sabe-se das dificuldades de Gestão e de viabilização de um serviço de qualidade; dos desafios apresentados no cotidiano; das demandas institucionais e sabe-se da importância do capital humano como maior patrimônio institucional e talvez o único que possibilite uma transformação duradoura que atinja a saúde pessoal e comunitária. Sendo assim, esta coordenação considera impar e imprescindível a presença de alguém como você que tem interesse na área para 1ª formatura de Terapia Comunitária Integrativa pela SES/DF a realizar-se às 19h em 07 de fevereiro de 2014, no auditório da FEPECS, SMHN, Quadra 03, Conjunto A, Bloco 1 - Auditório. 
Considera-se uma rara possibilidade de encontro com o fim de comemorar e reconhecer o trabalho árduo, a dedicação e a vontade destes servidores de se instrumentalizar para receber e atender melhor ao usuário. A Terapia Comunitária Integrativa se apresenta como tecnologia simples e efetiva ao criar espaço para a fala, a escuta, a interação, integração, a relação social, o apoio grupal e a produção de resiliência e pró-atividade necessárias a manutenção e produção da saúde. 
E, por fim, considera-se, também, esta solenidade uma possibilidade para construção mais efetiva da rede, uma vez que a presença de todos torna viável a troca e reconhecimento de serviços e pessoas antes desconhecidas na rede, sejam elas diretamente ligadas à saúde ou não. A matéria-prima humana deve ser valorizada por todos e sua presença é uma forma de demonstrar esta necessidade e reconhecer sua importância no enriquecimento desta rede solidária, profissional e ética. 

Respeitosamente,

Alexandre Staerke
Coordenador de Terapia Comunitária Integrativa na SES/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário